Livres de Pensar e Agir

Olá olá olá olá…….

Bem, como é o primeiro dia do mês de Novembro vou-vos falar um pouco de liberdade, não vou falar de democracia porque nao gosto de falar de política ehehehehehe… Há coisas que não se falam, que são elas politica e religião…

Sendo assim o meu tema para hoje é um tema um quanto para reflectir… Como vos digo sempre e quero voltar a referir, que tudo aquilo que escrevo neste espaço é de minha inteira responsabilidade, e tudo aquilo que possa escrever não são ataques a ninguém em particular, apenas são opiniões minhas, as quais nem sempre posso ter razão, mas como digo são as minhas opiniões e palavras…

Sou eu e apenas eu que penso e que escrevo, como tenho a minha opinião e vivemos num mundo em que isso é permitido, pois ninguém pode opor-se ou tentar contrariar ou mesmo que seja proibir-me de escrever seja o que for.

Ora cá vamos então falar do que somos e não capazes de fazer, ou então deveriamos ser capazes de poder fazer e nao o fazemos que é pensar e agir por nós próprios, e por vezes isso não acontece e porque???

Bem para isso existem várias teorias, que são elas:

– Porque somos Influênciados, porque temos medo de pensar/agir, porque não queremos saber, porque somos inconscientes, porque temos falta maturidade, porque somos impulsivos, porque somos novos e sem experiencia

Ora quando somos influênciados como dizem é porque não temos auto-estima, ou porque somos fracos de personalidade, ou então estamos um bocado ceguinhos no que pensamos e fazemos… Por vezes pode dever-se ao facto de pensarmos que gostamos de alguém, e então ai tudo fica esquisito e tudo se torna diferente, se calhar bloqueamos, pois por vezes o “amor” pode cergar um bocado…

Por outro lado pode dever-se a termos medo, e perguntam mas estás a falar de que tipo de medo??? Ai quem passa por elas é que sabe, para mim é o medo da mudança que faz as pessoas um bocado tapadas, pensam que a vida não passa daquilo que queremos naquele momento, mas a vida é isso e muito mais, para que nos deitarmos a baixo por alguém que pode sequer nem merecer a nossa atenção, o nosso carinho, a nossa amizade e muito menos o nosso amor.

As pessoas por vezes por serem inconscientes, indecisas, impulsivas, sem experiencia de vida (mesmo pensando que já a tem), sem maturidade, ou seja novas no mundo… Pensam que tudo é o pais das maravilhas, que tudo é simples, mesmo quando sabem que não o é… ficam fechadas e isso evita que as deixem pensar racionalmente ou agir da maneira que deviam.

Se fossemos a seguir aquilo que por vezes pensarmos querer no momento, o mundo ai seria uma desgraça, graças a Deus que tudo é feito medindo as consequencias, pois quem não as mede acaba sempre mal, eu conheço e ve-se nas noticias o que acontece quando a falta de maturidade, e a inconsciência falam mais alto… Acidentes, suicidios e por causa de que??? O que leva alguém a pensar nisso, por vezes sofrimento, falta de amor próprio, por outro lado temos as pessoas que fazem sofrer as outras por serem inconsciêntes e sem “medir” quaisqueres consequências, falam e fazem o que não devem… Metendo em cheque pessoas que não tem culpa dos erros deles. Quantos acidentes poderiam ser evitados, quantas desgraças, quantos mal entendidos, quanto sofrimento…

As pessoas são egoistas por vezes e assim deixam passar para fora tudo aquilo que não deviam. O que devemos fazer com esse tipo de pessoas??? Eu dou um exemplo que muitos não o seguem… 

Eu primeiro mantenho a calma, penso racionalmente antes de tomar qualquer decisão e sobre tudo tenho amigos ao meu lado que me apoiam em algumas decisões, e vocês questionam-se assim, mas se o teu amigo te diz que é melhor fazeres aquilo está a influênciar-te a tomar essa decisão e estás a ser fraco a nivel de personalidade, e ai eu vos respondo que estão totalmente enganados. Existem diferenças em sermos influênciados e de seguirmos uns conselhos…

Querem diferenças??? Ora vou ser rápido, uma coisa é tomarmos as decisões sem pensar se é o melhor para nós ou não, outra é ouvir o que nos tem a dizer e pensar mediante os factos evidentes se não será melhor fazer o que nos dizem… Querem exemplos???

Uma vez vieram perguntar-me o que deviam fazer mediante uma situação de mudança, eu respondi que a mudança é uma coisa boa, pois podemos recomeçar tudo de novo, e se não estamos bem porque não mudar, não temos nada a perder, e podemos sempre tentar voltar atrás.

Se algo correr mal com esse conselho que lhe dei, das duas uma: ou é porque essa pessoa não estava preparada para a mudança ou porque depois da mudança tomou uma decisão sem pedir ajuda, pois pensava que tudo dali para diante já sabia e que já nao precisava de ninguém para atingir os obsjectivos, mas enganou-se.

Se hoje sou quem sou e estou onde estou e como estou deve-se aos conselhos preciosos que me deram, à ajuda que pedi e que achei que precisava, tive dificuldade em pedir, mas sabia que sozinho não vou a lado nenhum, isto funciona em tudo, a nivel pessoal/profissional/escolar… Nunca duvidem disso…

Tudo aquilo que nos dizem os nossos amigos, e repito os nossos amigos é para nos ajudar e nao prejudicar, nem que nos pareça isso, mas isso já cabe a nós seguir ou não… Em tudo existe sempre o lado bom que nos dá bons conselhos e existe sempre o lado mau que nos dá opções que são más, mas que até parecem válidas… mas que nos vão levar para caminhos onde nos vamos isolar por falta de amigos ou de quem nos ajude a tomar certas decisões que necessitamos, ou agora ou mais tarde.

Não devemos despresar tudo aquilo que nos faz sentir bem connosco próprios… Uma das coisas que nos leva ao sentimento de auto-destruição é o ORGULHO e em parte a VINGANÇA, que são dois sentimentos vividos por muita gente que como não pensa, opta pelo mais rápido, fizeste-me isto, entao eu faço-te igual ou pior… Mas esquece-se de si próprio e passa a viver numa realidade virtual, uma realidade em que só existe ódio, tristeza, sofrimento, pois não conseguimos chegar onde queriamos e não sabemos o porque!!! E de certeza que não sabem??? Será que tomaram as decisões certas??? Pensem em tudo o que fizeram e fazem, quando magoam alguém e mesmo assim essa pessoa ainda nos ajuda, que continua ao nosso lado e não nos faz o mesmo…

Estaremos a agir correctamente quando sabemos que devemos um pedido de descula e não o fazemos, porque não temos coragem de dar o braço a torcer, porque o Orgulho é superior à Humildade… Mas acreditem que cada um tem que ser humilde para que se possa ter alguém que confie em nós e que nos ajude… Olhem os conselhos como ajuda e não como uma forma de nos ver mal… A intenção de um amigo é a nossa felicidade, o nosso bem estar… Quando se dúvida de um amigo… então pensem 2 vezes…

Vamos querer pensar, agir por nós próprios, pois se quisermos assim o conseguimos, mas não da forma que temos feito… Temos de começar a ser imparciais, de modo a saber o que está correcto e saber quem de facto está do nosso lado e quem não está e para isso não dificil analisar… Basta ver pelo tempo que passamos tristes por alguma coisa ou alguém e ver quem possa ter razao.

A conclusão disto tudo será:

– Assumir os erros como obstáculos, e sobretudo saber corrigi-los depois.
– Pensar racionalmente antes de agir
– Não ter receio de pedir ajuda
– Os amigos ajudam e não criticam
– Humildade acima de tudo, saber quando pedir desculpa.
– Nunca Julgar as pessoas por opiniões que tenham dado
– Nunca culpabilizar quem nos dá conselhos, pois fomos nós que os solicitamos em primeiro.
– Vamos deixar o orgulho de lado e esquecer a vingança, e ai verão que sentirão melhor convosco.

Para alcançarmos aquilo que queremos, temos que por vezes dar a mão à palmatória, só assim crescemos pessoalmente, e temos à nossa frente a realidade das coisas.

Pensem nisso…

*Próximo Post – The Three Words – F.E.D.

Deixe uma Resposta

